quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Paradiplomacia, cooperação descentralizada, etc... do que se trata?


Nas relações internacionais pertence ao estudo dos chamados "atores não centrais". Mas, significa muito mais do que um objeto acadêmico de estudo. Trata-se de um fenômeno emergente, dinâmico e complexo que em breve será uma realidade para os administradores públicos e para os agentes transformadores sociais. Uma prática capaz de oferecer às cidades um mundo de novas perspectivas e de modelos inovadores.

Muitos estudiosos definem este campo de atuação em um espectro amplo de ações e de atores internacionais. E, de fato, podem ser atores internacionais além do Estado, as multinacionais, as ONG, entidades do movimento social, até mesmo os pesquisadores ou uma comunidade acadêmica. Mas, este blog se debruçará sobre as cidades.

Mais do que apenas a atuação do governo local, adotando a nomenclatura mais aceita na área, neste blog serão apresentadas reflexões acerca da cidade enquanto local onde a ação internacional acontece. Em sua complexidade, em sua variedade. E, devido a minha história política, debatendo e apresentando para o mundo uma construção progressista deste trabalho.


Enfim... espero que este blog seja de imensa contribuição para área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário